Grupo Finka Pé

 

O Finka Pé pretende dar continuidade, a uma prática performativa das mais representativas do património musical da ilha de Santiago de Cabo Verde, e também da Cova da Moura, tendo referências desde o século XVII. Reforça a identidade cultural através do batuque que é uma integração do corpo e dos sentimentos. Transmite valores de uma geração para outra, reforçando a vinculação no quadro da Teoria de Interligação.

A sua equipa técnica é constituída por 1 técnica da experiência em pobreza e exclusão social, 1 mediadora, 1 psicóloga. Estas coordenam e promovem as atuações para o grupo de 25  batucadeiras.

 

 

 

 

 

Grupo Kola San Jon

 

 

O grupo Kola San Jon existe desde 1991. A sua prática performativa, representa o património cultural e musical da ilha de Santo Antão, de São Vicente e São Nicolau em Cabo Verde e também da Cova da Moura. Reforça igualmente a identidade cultural dos imigrantes e seus descendentes que vivem em Portugal.

A sua equipa técnica é constituída por 2 técnicos da experiência em pobreza e exclusão social, 1 psicóloga, 1 etnomusicóloga que coordenam e promovem as atuações de 7 tamboreiros, 3 mestres de navio, 2 capitães, 14 dançarinos. Em 2013, a Festa de Kola San Jon da Cova da Moura foi inscrita no Inventário de Património Cultural Imaterial (www.matrizpci.dgpc.pt).

 

 

 

 

Festival da Juventude

Festival da Juventude “Kova M Festival” é uma iniciativa da Associação Cultural Moinho da Juventude que se realiza anualmente, desde 2011, em colaboração com os moradores do bairro e entidades locais e nacionais no Polidesportivo da Cova da Moura, freguesia de Águas-Livres.

O “Kova M Festival”, tem por objetivo promover e valorizar a integração cultural da comunidade do Alto da Cova da Moura e dar a conhecer as várias culturas existentes no bairro e arredores. Realizam-se várias atividades de entretenimento, dirigidas a todas as idades e relacionadas com a música, cinema, teatro, danças, desporto, tecnologia, arte urbana e gastronomia africana. O Festival promove debates/reflexões e fomenta o empreendedorismo e o desenvolvimento local.